Nossa Experiência
Graciela Pozzobon
Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e formada pelo Curso Regular de Formação do Ator na Casa das Artes de Laranjeiras – CAL, RJ. Dedica-se desde 2003 à atividade de criação de roteiro, narração ao vivo e gravação de audiodescrição em produtos audiovisuais, recurso este que possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual em produtos culturais. É pioneira nesta atividade no Brasil e recebeu reconhecimento de grupos e instituições ligados à defesa da pessoa com deficiência visual. Atualmente soma 200 roteiros produzidos, aproximadamente 800 horas de roteiros narrados ao vivo e 16 horas de roteiros gravados em estúdio. Capacitou 20 audiodescritores das áreas de letras, comunicação e interpretação que hoje fazem parte da sua equipe.
Coordenou a implementação da audiodescrição no setor 13 da Prefeitura do Rio de Janeiro no Carnaval do Rio de Janeiro na Marquês de Sapucaí. Março de 2011.
Participou como Conferencista e ministrou Oficina sobre Audiodescrição no Seminário Leitura de Olhos Fechados – A Imagem Traduzida em Palavras na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista – BA. Março de 2011.
Participou como autora de capítulo do livro Audiodescrição – Transformando Imagens em Palavras, organizado por Lívia Maria Villela de Melo Motta e Paulo Romeu Filho e lançado em março de 2011.
Ministrou Curso de Capacitação em Audiodescrição com carga horária de 48 horas dentro do projeto Audiodescrição. PT – Ouço, Logo vejo, em Lisboa – Portugal, idealizado pela Companhia de Actores, Julho e agosto de 2010.
Ministrou Curso de Capacitação em Audiodescrição, com carga horária de 40 horas, no Instituto Benjamim Constant no Rio de Janeiro. Junho de 2010.
Participou como palestrante do 13 º Seminário de Acessibilidade e Cidadania de Salvador: Diversidade e Inclusão. Dezembro de 2009.
Realizou palestra como professora convidada na PUC – Minas, dentro do V Seminário de Comunicação Assistiva – Libras e Braille – “Intérpretes de Libras e Braillistas: profissionais da inclusão” no Curso de Tecnologia em Comunicação Assistiva Libras e Braille. Outubro, 2009.
Coordenou Oficina de Audiodescrição com carga horária de 8 horas no MITO – Mostra Internacional de Teatro de Oeiras em Lisboa – Portugal. Setembro de 2009.
Realizou Aula Inaugural para os alunos dos cursos de Comunicação Social, Pedagogia e Letras na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Agosto de 2009.
Ministrou Oficina de Audiodescrição, com carga horária de 8 horas, para a comunidade acadêmica da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Agosto de 2009.
Capacitou os profissionais em curso com carga horária de 40 horas, que atualmente fazem parte da sua equipe de atores audiodescritores. Maio a junho de 2008.
Ministrou mini-curso como professora convidada na PUC – Minas, dentro do IV Seminário de Comunicação Assistiva – Libras e Braille – “Mãos que Lêem e Falam”, no Curso de Tecnologia em Comunicação Assistiva Libras e Braille. Maio, 2008.
Participou do Congresso Internacional AMADIS 2008 (Congreso de Accesibilidad a los Medios Audiovisuales para Personas con Discapacidad) apresentando a audiodescrição produzida no Brasil.
Lara Pozzobon
Doutora em Literatura Comparada , Mestre em Literatura Brasileira e formada em Letras na UERJ. Desde 1999 coordena a Lavoro Produções, produtora pioneira em projetos acessíveis no Rio de Janeiro. Produziu 4 curtas-metragens e estreou na produção de longas com “Incuráveis”, de Gustavo Acioli. Dirige o “Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência”, do qual é produtora e curadora e que oferece acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva em todos os filmes. Desde 2003, atua como coordenadora de revisão de conteúdo de roteiros de audiodescrição e participa ativamente de palestras em seminários, congressos e encontros. Coordenou a revisão de 200 roteiros de audiodescrição em filmes.
Produzimos roteiros de audiodescrição e narramos o conteúdo audiodescrito nos seguintes projetos:
Programadora Brasil: Coordenadora de audiodescrição no Projeto do Governo Federal que distribui filmes brasileiros em dvds para cidades de todo o Brasil. Filmes já audiodescritos: Os Anos JK, uma trajetória política, O dragão da maldade contra o santo guerreiro, Vida de Menina, Eu me lembro, O corintiano, Iracema, uma transa amazônica, A mulher do atirador de facas, A vida ao lado, Amor!, Castelos de vento, Interlúdio, Km 0, Trópico das cabras, Clandestinos, O dia em que Dorival encarou a guarda de Jorge Furtado, O reino azul, Um tiro na asa, Vala comum, Assaltaram a gramática, Caramujo-flor, O dono da pena, O poeta do Castelo, Patativa, Soneto do desmantelo blue, Boleiros, era uma vez o futebol, Uma história de futebol, Também somos irmãos, Célia e Rosita, Lápide, Maridos, Amantes e Pisantes, Negócio da China, os filmes que não fiz, Café com leite, Tepê, Mr. Abrakadabra, Décimo segundo, Memórias sentimentais de um editor de passos, O teu sorriso, Remédios do amor, Areia, Noite de sexta, manhã de sábado, O bolo, Depois das nove, Tempo de ira, Perto de casa, O guarani, Cabaceiras, Profetas da chuva e da esperança, Minami em Close Up, Selaron.
Documentário: “História do Movimento Político das pessoas com Deficiência no Brasil” – Coordenação da implementação dos recursos e acessibilidade (audiodescrição e legendas) nas versões em português, inglês e espanhol, no documentário produzido pela Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura – OEI;
1º Encontro Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade – Juva – Corrdenadora da audiodescrição no encontro.
Seminário Internacional “A Escola Aprendendo com as Diferenças” de Educação Inclusiva – Coordenadora de audiodescrição no VI Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília, maio 2010.
Escola de Gente – Comunicação e Inclusão – Audiodescritora responsável pela audiodescrição nos vídeos institucionais da Escola de Gente;
Campanha “Iguais na Diferença” – Audiodescritora responsável pela audiodescrição da campanha publicitária nacional pela inclusão de pessoas com deficiência – “Iguais na Diferença” realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal.
Site Blind Tube – É responsável pela produção de roteiros e gravação da audiodescrição para curtas-metragens brasileiros que são disponibilizados no site www.blindtube.com ;
Programa Assim Vivemos – Audiodescritora responsável na série de 26 programas do Programa Assim Vivemos que foi exibido na TV Brasil aos domingos, as 18:30.
2ª e 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul: Mostra de filmes sobre Direitos Humanos. Produziu roteiro de audiodescrição e efetuou gravação em estúdio do filme “Los Olvidados” de Luiz Bunel, que foi exibido em doze cidades; e do filme Histórias de Morar e Demolições, de André Costa (Brasil).
Festival Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiências: O Festival oferece o recurso da audiodescrição em todos os filmes, desde sua primeira edição em 2003. Acontece bienalmente no Centro Cultural Banco do Brasil, RJ e Brasília e a partir de 2009, também em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte; www.assimvivemos.com.br
Assim Vivemos 2009:
Somos Todos Daniel (Canadá) 92′, Mundo Asas (Argentina) 90’, Pindorama (Brasil) 81’, Sentidos à flor da pele (Brasil), 80’, Vozes de El-Sayed (Israel) 75’, Sou surdo e não sabia, (França) 70’, Sheri e Paul (EUA) 11’, Corações (Noruega) 60’, Dreznica (Brasil) 14’, Como você ousa?! (Israel) 52’, Ofensas Verbais (USA) 26’, As autoridades estão sempre certas (Reino Unido) 42’, Apenas o amor (Armênia) 25’, Omar – você aceita minha deficiência? (França) 54’, Passo a passo (Polônia) 28’, Borovichok (Polônia, Belorrussia) 52’, Mundo dos ingênuos (Rússia) 24’, Jinok vai à escola (Coréia do Sul) 52’, O vôo da cegonha (Brasil) 15’, Ron (Israel) 25’, Simon (França) 36’, Blues da moça cega (USA) 14’, Os marginais (Inglaterra) 24’, Sexo, deficiência e videotape (EUA) 35’.
Assim Vivemos 2007:
Diário de Wood (EUA) 13′, Tocado (Austrália) 15’, Ver e Crer (Rússia) 13’, A Forma de Dentro (Brasil) 2′, A Vida não se resume a olhares (Brasil) 11’, O Óbvio e o Obtuso (Espanha) 14’, Perdendo-me de mim mesmo: Stewart (Escócia) 4’, Masters (Polônia) 28’, Coque do Buriti (Brasil) 15’, Doménique tem soluços (Alemanha) 15’, Einweicher (Suíça) 29’, Professor, aqui quem fala é seu aluno surdo (Brasil) 13’, Sonata Branca (Bélgica) 28’, Sozinho no Quarteirão (Grécia) 11’, Muita Calma Nessa Hora (EUA) 25’, Uma Mudança na Percepção (Austrália) 16’, Pai Mãe Filha (Brasil) 22’, Ei! Tô Aqui Faz Muito Tempo (Brasil) 6’, Memória do Corpo (Alemanha) 15’, Acordando Ola (Polônia) 29’, Não Cruze os Trilhos do Trem (Itália) 16’, Retratos da Emoção (EUA – 83′), Convite para Dançar (Alemanha – 89′), Exposta (EUA – 39’), Toque-me onde eu possa sentir (Holanda – 53’), A Luz dos Nossos Olhos (Hungria – 60’), Meus quatro filhos (Israel – 53’), Eu Nunca Quero Ser Famoso (Holanda – 75’), Um Sonho Possível: A História de Andrea Friedman (EUA – 49’), O que tem debaixo do seu chapéu? (Espanha – 75’), Mães com Rodas (Argentina – 70’), Corpo Vivo (Brasil – 32’), Nas Ondas do Mar Egeu (Grécia – 68’). Realizamos os roteiros e a narração ao vivo de todos os filmes.
Assim Vivemos 2005:
Filmes: Rodando (Reino Unido) 11’, As Crianças Estão Bem (EUA) 30’, Sonhando Acordado (EUA) 5’, A Casa (Reino Unido) 8’, Somos da PHAMALY (EUA) 19’, Um Toque de Cor (Reino Unido) 13’, Gente que Voa (Reino Unido) 24’, Encarando (Reino Unido) 9’, Mito Urbano (Reino Unido) 9’, Por uma Noite Apenas (EUA) 11’, Como uma Borboleta (Polônia) 29’, Escola para Todos (Rússia) 26’, Uma Criança Diferente (Canadá) 11’, Feliz Aniversário Talidomida (Reino Unido e Brasil) 48’, No Meio do Caminho (Brasil) 26’, Mulheres Ferreiras (Tailândia e EUA) 57’, O Lyubvi – Sobre o Amor (Rússia) 26’, Querida Perla (Israel) 53’, O Arrecadador da Rua Bedford (EUA) 34’, Minha Vida (Canadá) 51’, Thalassa (Brasil) 11’, Sem Desculpas (EUA) 73’, O Ovo (Reino Unido) 9’, Desembucha (EUA) 55’, Casamento Proibido (Brasil e EUA) 56’, Nascido Anormal (Reino Unido) 49’, Quando o Amor é Cego (Canadá) 43’, Desejos Inconfessos (Austrália) 56’, Prova de Capacidade (Austrália) 55’, Epidemia (Dinamarca) 51’, Por Fora/por Dentro (EUA) 6’, Do Luto à Luta (Brasil) 75’. Realizamos os roteiros e a narração ao vivo de todos os filmes.
Assim Vivemos 2003:
Filmes: Loucos (Espanha) 10′, Egito (Áustria) 10′, Criaturas que Nasciam em Segredo (Brasil) 21′, Minha Solidão, Sua Solidão (Polônia) 30′, Mamãe é uma Rainha (Israel) 26′, Bate na Madeira (Grã-Bretanha) 6′, Locked-In (Alemanha) 19′, As Irmãs (Polônia) 12′, Meu Primo (Austrália) 5′, A de Autismo (/Grã-Bretanha) 12′, Ramal 55 (Polônia) 10′, Uma Vida para Viver (Polônia) 20’, Uma Criança Diferente (Canadá) 11’, No Meio do Caminho (Brasil) 26’, O Ovo (Reino Unido) 9’, Até que a Morte nos Separe (Polônia) 29′, Despedida à Inglesa (Grã-Bretanha) 12′, Meu Irmão (Austrália) 8′, O Resto é Silêncio (Brasil) 22’, Diagnóstico (Bulgária) 27, Melhor ou Pior? (Grã-Bretanha) 9′, Casinha de Papelão (Uzbequistão) 20′, Um Longo Caminho para Casa (Grã-Bretanha) 21’ , A Largura e o Comprimento do Céu (França) 26’ ,Sem os Sentidos (Alemanha) 21’ , Fred (EUA) 28′, Cenas da Vida de um Homem (Polônia) 20′, Thanh (EUA) 24′, Um Estranho na Família (Grã-Bretanha) 26′, A Pessoa é para o que Nasce (Brasil) 6′, Ecce Homo (Alemanha) 50′, Lições de Respiração (EUA) 35′, King Gimp (EUA) 49′. Realizamos os roteiros e a narração ao vivo de todos os filmes.
Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito:
Coordenação do primeiro ano do projeto. Filmes: O Invasor, de Beto Brant (Brasil) 97’, Coisa de Mulher, de Eliana Fonseca (Brasil) 98’, Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho (Brasil) 73’, 1972, de José Emilio Rondeau (Brasil) 104’, Benjamim, de Monique Gardemberg (Brasil) 97’, Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes (Brasil) 100´.
VI Conferência Nacional de Assistência Social:
Filme de abertura da VI Conferência Nacional. No auditório da Secretaria de Assistência Social no Ministério da Previdência Social. Brasília; Realizamos roteiro e narração ao vivo da audiodescrição do filme produzido especialmente para a abertura da conferência.
III Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência:
Filmes do Festival Assim Vivemos – Senado Federal. Brasília; Realizamos a narração ao vivo de audiodescrição, durante a exibição de filmes do Festival Assim Vivemos durante três dias de evento no Senado Federal.
Escola de Gente – Comunicação e Inclusão:
A Companhia Teatral Os Inclusos e os Sisos, realizou a peça de teatro Agora ninguém mais vai ser bonzinho com o recurso da audiodescrição. No Oi Futuro e Teatro Solar Botafogo RJ; Realizamos roteiro e narração ao vivo de audiodescrição da peça, durante a temporada.
DVD – O Brasil é O Bicho!
Documentário sobre a fauna e a flora em extinção no Brasil, dirigido pelo ambientalista Dener Giovanini; Realizamos roteiro e gravação da audiodescrição para o DVD do filme.
DVD – Curtas Premiados do Assim Vivemos
4 curtas mais votados pelo público do Festival Assim Vivemos. Realizamos roteiro e gravação da audiodescrição para o DVD do filme.
DVD – Incuráveis
Longa de ficção, dirigido por Gustavo Acioli, 35mm, 2006. Realizamos roteiro e gravação da audiodescrição para o DVD do filme.